Entendendo a temporada universitária americana

0
212

2017/2018 vai ser uma das temporadas mais recheadas de nadadores brazucas nas três divisões da natação universitária americana do NCAA. O fluxo de nadadores brasileiros sempre existiu, sendo que este ano foi grande a fluência de atletas da Seleção Brasileira Júnior, algo um tanto inédito comparado as temporadas anteriores.

Os treinamentos começam antes das aulas. Normalmente, a partir da última semana de agosto já temos as aulas do segundo semestre de 2017. Na estrutura do calendário americano, é o início do ano letivo. Os treinamentos, entretanto, começam uma ou duas semanas antes.

Veja abaixo como é o calendário esportivo do NCAA:
Agosto 2017 –
Início dos treinamentos, foco maior na parte aeróbica, técnica e principalmente mais treinamento na parte fora d’água.

Setembro-Outubro 2017 –
Início dos dual meets, competições amistosas realizadas em média uma vez por semana.

Novembro-Dezembro 2017 –
Disputa dos Invitationals mais importantes, competições reunindo várias equipes universitárias e onde os programas dão uma baixada no treinamento em busca dos índices antecipados para o NCAA.

Dezembro 2017 -Janeiro 2017 –
Todas as equipes dão alguns dias de folga entre Natal e Ano Novo. A virada do ano já é feita de volta aos treinamentos. Aqui também acontece o chamado “Christmas Training”, de sete a 10 dias de training camp focado em altos volumes abrindo a segunda parte da temporada.

Fevereiro-Março 2018 –
Início das Conferências, competições regionais universitárias que valem título e onde se faz o polimento na busca dos índices para o NCAA. Atletas que já fizeram os índices no final de 2017, “passam por cima” descansando apenas um par de dias e fazendo o polimento maior para o Nationals.

Março de 2018 –
Campeonato Americano Universitário do NCAA
Divisão I
Feminino – 15 a 17 de março, em Columbus, Ohio
Masculino – 22 a 24 de março, em Minneapolis, Minnesota

Divisão II
Masculino e Feminino – 14 a 17 de março, em Greensboro, Carolina do Norte

Divisão III
Masculino e Feminino – 21 a 24 de março em Indianápolis, Indiana