Thiago Pereira na água em outubro: Troféu & Swim Camp

0
412
FABIOLA MOLINA

Na atribulada e diferente nova fase da carreira de Thiago Pereira, o Mr. Pan volta as piscinas “com força”, como ele diz, no mês de outubro. Primeiro com a realização da 2a edição do Troféu Thiago Pereira na cidade de Bauru. A competição reúne atletas de pré-mirim a juvenil II nas quatro provas de 50 metros e também aberta a nadadores paralímpicos. O torneio marca a inauguração da segunda piscina olímpica da ABDA, fazendo da cidade um dos melhores complexos aquáticos do interior do Estado de São Paulo.

Poucos dias depois, de 12 a 15 de outubro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, acontece a 4a edição do Thiago Pereira Swim Camp. O programa de quatro dias volta ao mesmo lugar da 3a edição, trazendo novidades na análise e avaliação dos atletas que terão quatro dias de intensa programação.

Desde que anunciou a aposentadoria no início do ano, Thiago tem nova rotina. Entre apresentações, palestras, novos empreendimentos, e, mais recentemente, estrelando o “Dança dos Famosos” da TV Globo, o ex-nadador não perdeu o contato com o esporte. Esteve em Budapeste acompanhando o Mundial dos Esportes Aquáticos onde foi re-eleito para mais quatro anos na Comissão de Atletas da FINA. Também tem atuado na Comissão de Atletas do COB e ainda encontra espaço para se manter em forma.

“Faço questão de conferir de perto a nova geração” diz Thiago, que vê no Troféu Thiago Pereira uma iniciativa que vai incentivar a criação de uma nova visão da modalidade. No evento, os atletas nadam as quatro provas e além de serem premiados nas respectivas disputas, ainda brigam pelo troféu que soma os quatro tempos apontando o nadador mais completo. O vencedor leva o Troféu Thiago Pereira, em cada categoria e sexo.

“É muita pressão dizer que é para revelar novos Thiagos, a intenção é fazer a molecada nadar os quatro estilos e ter um desenvolvimento melhor” completa Thiago Pereira.

O Troféu Thiago Pereira entrou no calendário oficial da Federação Aquática Paulista e terá seus tempos registrados e oficializados. Para 2018, uma grande novidade está sendo aguardada com a realização e ampliação do projeto. “Ainda não posso anunciar, mas o Troféu vai ser uma das mais concorridas e procuradas competições do país, tenho certeza” diz Thiago.

Para o Swim Camp o projeto é desenvolvimento da técnica. Contando com profissionais que já fazem parte do programa desde a 1a edição realizada em 2015, o TPSC4 trouxe um novo conceito de clínica de natação ao Brasil. Swim Camps são bastante populares e fazem parte da comunidade aquática nos Estados Unidos. Dados da USA Swimming, contabilizam mais de 300 espalhados pelo país. Ao trazer o programa para o Brasil, o TPSC incorporou um “toque brasileiro”, deixando mais direto, mais pessoal, e principalmente mais específico.

Thiago atua diretamente no Swim Camp, dentro e fora d’água. Palestras, treinamentos, demonstrações, Thiago é um dos mais ativos no programa e seu “Thiago e suas medalhas” é uma das maiores atrações da clínica. Neste dia, Thiago traz todas as suas medalhas, desde a pequena medalha da sua época de Volta Redonda até as maiores conquistas de Jogos Pan Americanos, Campeonatos Mundiais e até a concorrida medalha olímpica. Os campers tem a oportunidade de escutar as histórias das conquistas e celebrar com as medalhas do seu ídolo.

O Thiago Pereira Swim Camp abre e fecha em programação especial aos pais. Orientação e dicas na formação dos atletas e uma palestra especial com a mãe de Thiago, Dona Rose Vilela, autora do famoso “Vai Thiago”. Em depoimento emocionado, ela tem sido responsável por passar um pouco de como foi toda a trajetória do filho até a glória e a missão de mãe neste processo.

O programa de quatro dias tem atividades em duas sessões, treinamentos dentro e fora d’água, palestras e apresentações. As análises técnicas e biomecânicas estão a cargo de Samie Elias, profissional que está no staff desde a primeira edição e que atuou com a Seleção Brasileira no Mundial de Budapeste.

Jul 18, 2015; Toronto, Ontario, CAN; Thiago Pereira of Brazil poses with his silver medal after the men’s swimming 200m individual medley final during the 2015 Pan Am Games at Pan Am Aquatics UTS Centre and Field House. Mandatory Credit: Erich Schlegel-USA TODAY Sports

Para inscrições e mais informações do Troféu Thiago Pereira confira o site oficial do evento na Federação Aquática Paulista. O torneio é aberto a clubes e associações, filiados ou não a entidade, com a possibilidade de atletas se inscreverem de forma individual.

https://trofeuthiagopereira.com.br

Para o Thiago Pereira Swim Camp 4a edição confira o site oficial do programa:

Home

DEIXE UMA RESPOSTA