Soltem as feras, amanhã tem 10k masculino no Lago Balaton

0
360
FABIOLA MOLINA

Dois dos três medalhistas do Rio 2016, nove dos 10 primeiros colocados da prova olímpica, o plantel que disputa a prova masculina dos 10 quilômetros amanhã no Lago Balaton pelo Mundial dos Esportes Aquáticos é o que há de mais forte no mundo das maratonas aquáticas. Muitos, nem nadaram a prova dos 5 quilômetros que abriu a competição no sábado, o objetivo maior é sempre a distância olímpica dos 10 quilômetros.

Nadando em Balaton, mas com um olho em Tóquio 2020, Allan do Carmo e Fernando Ponte são os representantes brasileiros. Um misto de ineditismo com larga experiência em nossa representação. Enquanto Fernando faz o seu primeiro Mundial, Allan nada pela nona vez.

Fernando fez sua estreia no sábado ao terminar em destacado quinto lugar apenas cinco segundos da medalha de prova nos 5 quilômetros. Na seletiva brasileira, bateu Allan do Carmo na prova dos 10 e garantiu a vaga para o seu primeiro Mundial.

Allan do Carmo estreou em Mundiais em Nápoles, na Itália, em 2006. Na prova dos 10 quilômetros ficou em 22o lugar. Daquele grupo que nadou a prova, apenas o ucraniano Igor Chervynkiy ainda segue nadando. Desde então, são oito vezes disputando a prova dos 10 quilômetros, três vezes terminando no top 10.

O atual campeão mundial é o americano Jordan Willimovsky. No ano passado, Willimovsky fez um trabalho duplo na Olimpíada ao nadar os 1500 livre ficando em quarto lugar e a prova das águas abertas terminando em quinto. Para este ano, o americano optou por ficar de fora da seletiva americana de piscina e se concentrar apenas na prova dos 10 quilômetros.

O campeão olímpico, Ferry Weertman da Holanda, também foca apenas nos 10 quilômetros neste Mundial. Em Kazan, Weertman ficou na segunda posição, 12 segundos atrás de Willimovsky, a maior diferença de todos os Mundiais entre o primeiro e o segundo colocado.

Largam 65 nadadores, Fernando Ponte terá o número 54, Allan do Carmo 58. A numeração indica a posição onde os atletas vão entrar na água saltando da plataforma. São quatro voltas de 2,5 quilômetros no mesmo percurso utilizado nos dois primeiros dias de disputa das águas abertas.

Veja aqui o start list completo:
startlist10kmasculino

A prova será transmitida ao vivo pelo SporTV.

DEIXE UMA RESPOSTA