5K abre o pódio do Mundial 2017

0
133

A primeira medalha do Mundial 2017 vai ser na prova de abertura das águas abertas neste sábado pela manhã em Balaton. É a 16a vez que a prova dos 5 quilômetros é disputada em Mundiais e o Brasil ainda não subiu ao pódio. Nosso melhor resultado foi Samuel de Bona, sexto colocado no Mundial de 2013 em Barcelona, na Espanha. Foi a única vez que conseguimos terminar entre os oito primeiros colocados.

O Brasil será representado por Fernando Ponte do Grêmio Náutico União, estreante em Mundiais, e Victor Hugo Colonese da Unisanta, no seu terceiro Mundial. Colonese vai igualar Samuel de Bona pela terceira vez que nadará esta prova em Mundiais. Seu melhor resultado foi em Kazan, no último Mundial, em 2015, 9o colocado.

O maior campeão dos 5 quilômetros em Mundiais é o alemão já aposentado Thomas Lurz, hepta campeão da prova, de forma consecutiva de 2005 a 2013. O atual campeão, Chad Ho da África do Sul é o único dos três medalhistas do último Mundial que estará na prova.

Participam 62 nadadores e a numeração e colocação no pórtico de largada é feita por sorteio. Fernando Ponte terá o número 40 e Victor Colonese 46.

O Lago Balaton tem sido sede de provas da Copa do Mundo de Águas Abertas há duas temporadas na prova dos 10 quilômetros. O local também recebeu o Mundial Júnior de 2014. Tradicional local de férias para a população húngara, é o principal lago da Europa Central.

Nesta sexta-feira, os nadadores se assustaram com a presença de uma cobra no local do percurso de prova. A presença delas é constante no local. São não venenosas e quem frenquenta o lago já até se acostumou.

A prova dos 5 quilômetros vai largar as 10 horas da manhã, horário local, 5 da manhã em Brasília. Haverá transmissão no aplicativo da FINA TV e no site do SporTV Play. Com chegada prevista para pouco mais de 50 minutos, será nesta prova a primeira distribuição de medalhas do Mundial 2017.

Veja aqui o start list da prova:
startlist5Kmasculino

DEIXE UMA RESPOSTA