Ana Marcela e Viviane, Fernando e Allan, os classificados para os 10K do Mundial

1
408

Primeira prova seletiva das águas abertas para o Mundial trouxe algumas surpresas na disputa dos 10 quilômetros desta manhã no Lago Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A maior delas veio na prova feminina onde uma apertada chegada deu a vitória para Ana Marcela Cunha com Viviane Junglbut deixando a medalhista olímpica Poliana Okimoto de fora da Seleção. No masculino, o clube gaúcho voltou a brilhar, agora com Fernando Ponte fazendo a sua primeira Seleção Principal vencendo a prova deixando Allan do Carmo em segundo lugar e Vitor Colonese na terceira colocação.

A prova feminina teve cinco nomes que estiveram sempre na ponta alternando posições. Além das três primeiras colocadas, Betina Lorscheitter e Carolina Bilich disputaram a cada volta os primeiros lugares. No final, uma prova decidida na batida com pequena diferença.

Ana Marcela Cunha campeã da prova com apenas um décimo de segundo no resultado oficial da prova. Poliana ficou na terceira colocação chegando no bolo e quatro segundos atrás. Viviane Jungblut já havia feito uma bela temporada nas águas abertas no ano passado ao terminar na segunda colocação no Campeonato Brasileiro depois de ter sido a revelação da modalidade no ano anterior. Medalhista de bronze no Mundial Júnior na prova do revezamento em 2014, o Mundial 2017 será o primeiro na sua carreira. Este será o 9o Campeonato Mundial na carreira de Ana Marcela Cunha que fez a sua estreia na Seleção Principal no Mundial de Nápoles em 2006.

Companheiro de equipe de Viviane Jungblut no Grêmio Náutico União, Fernando Ponte fez a opção de não disputar o Maria Lenk. Enquanto sua companheira nadava no Rio vencendo as provas de 800 e 1500 livre, além de medalha de prata nos 400 livre, Fernando ficou treinando em Porto Alegre focado na seletiva para o Mundial. A vitória de hoje foi a primeira na carreira de Fernando no circuito nacional e vai disputar seu primeiro Mundial.

Na prova, Fernando conseguiu completar em 1 hora, 55 minutos e 41 segundos, três segundos a frente de Allan do Carmo. Enquanto Fernando vai estrear em Mundiais, Allan do Carmo vai para o seu sétimo Mundial na carreira.

As emoções da seletiva das águas abertas vão pegar ainda mais fogo. No sábado, a prova dos 5 quilômetros além da forte disputa que tivemos no dia de hoje ganha dois nomes fortes, um no feminino, Joanna Maranhão, outro no masculino, Leonardo de Deus. Dois nadadores da Unisanta que deverão incrementar ainda mais o excelente nível das águas abertas no país.

Resultados oficiais de hoje:
Feminino
1o Ana Marcela Cunha da Unisanta 2:05.36.0
2o Viviane Jungblut do União 2:05.36.1
3o Poliana Okimoto da Unisanta 2:05.40.0

Masculino
1o Fernando Ponte do União 1:55.41
2o Allan do Carmo da ACEB 1:55.44
3o Victor Colonese da Unisanta 1:55.48

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA