Emoções para o Mundial agora serão em Foz do Iguaçu

0
505

São 1.484 quilômetros que separam a Barra da Tijuca de Foz do Iguaçu, para lá passam as atenções dos esportes aquáticos onde a partir de quinta-feira a Seleção Brasileira de Águas Abertas começa a ser apurada na seletiva única marcada pela CBDA. São duas provas, quinta-feira, na prova olímpica dos 10 quilômetros e no sábado, para a distância dos 5 quilômetros. Outras duas provas serão disputadas no Mundial, 25 quilômetros e o revezamento misto de 5 quilômetros, porém para estas duas provas os indicados sairão dos selecionados das provas de 5 e 10 quilômetros.

Os critérios são fáceis e diretos. Os dois primeiros homens e as duas primeiras mulheres da prova dos 10 qulômetros na quinta (10k) e no sábado (5k) garantem vaga para o Mundial. Diferente do que se costuma dizer, o Mundial das águas abertas não será em Budapeste, mas a 135 quilômetros da capital húngara, na cidade de Balatonfuered, no Lago Balaton, o principal lago da Europa Central.

A CBDA escolheu o Lago Itaipu para sediar a seletiva. O Lago sediou uma prova da Copa Brasil de Águas Abertas no ano passado na distância de 5 quilômetros com vitórias de Márcia Santos no feminino e Luiz Lima no masculino. Vai ser a primeira vez que a prova entra no circuito do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas e com a responsabilidade de apontar nossos representantes para o Mundial.

86 nadadores na prova dos 10 quilômetros e 97 para a prova dos 5 na disputa pelas oito vagas (duas de cada sexo para cada prova). Presença dos principais nadadores da modalidade no país, destacando a medalhista de bronze do Rio 2016, Poliana Okimoto, mais Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter, Gabriela Cordeiro e Viviane Jungblut. No masculino, o olímpico Allan do Carmo frente a Diogo Villarinho, Vitor Colonese, Fernando Ponte entre outros.

A novidade está para a prova dos 5 quiômetros no sábado. Além destas figurinhas carimbadas das águas abertas do Brasil, teremos o reforço de Brandonn Almeida, Leo de Deus, Joanna Maranhão e Gabrielle Roncatto, atletas mais conhecidos pelos seus resultados e conquistas nas piscinas.

A prova está marcada para o Lago Itaipu, na área onde está localizado o Iate Clube do Lago Itaipú. É o oitavo maior lago do país, construído artificialmente com a Barragem de Itaipu em 1982 e responsável por grande parte da energia hidroelétrica do país.

A previsão do tempo indica possibilidades de chuvas tanto para quinta como para sábado. A temperatura desta semana está entre 17 a 26 graus. O percurso e detalhes técnicos da prova serão apresentados no congresso técnico com a presença obrigatória de todos participantes na véspera de cada prova.

Confira aqui as imagens da prova de Foz do Iguaçu pela Copa do Brasil de Águas Abertas em 2016:

Cenas da Copa Brasil de Águas Abertas em Foz do Iguaçu

DEIXE UMA RESPOSTA