Veja os caminhos das águas abertas para o Mundial 2017

0
572

Começa neste final de semana a temporada oficial das águas abertas no Brasil. Em Porto Belo, Santa Catarina, acontece a 1a etapa do Campeonato Brasileiro e a 1a etapa da Copa Brasil, ambas provas na distância de 5 quilômetros. Vai ser na segunda etapa do Campeonato Brasileiro que acontecerá a seletiva para formação da Seleção Brasileira que vai ao Mundial de 2017. As águas abertas, diferente da natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático, não será disputada em Budapeste, e sim na cidade de Balatonfuered, as margens do lago Balaton, um dos mais conhecidos e turísticos lagos da Europa. O lugar fica a 135 quilômetros de distância da capital Budapeste.

A Seleção Brasileira para o Mundial pode ter até oito atletas convocados conforme determina o boletim 029/2017. Serão convocados:
1. Os dois primeiros colocados da prova de 5 quilômetros por sexo, total 4 atletas
2. Os dois primeiros colocados da prova de 10 quilômetros por sexo, total 4 atletas

Caso haja duplicidade de posição, não será chamado nenhum atleta reserva. Serão convocados apenas dois treinadores, os técnicos dos atletas campeões da seletiva na prova dos 10 quilômetros.

As seletivas já estão marcadas:
11 de maio, 10 quilômetros
13 de maio, 5 quilômetros

O Brasil não irá convocar nenhum nadador para a prova dos 25 quilômetros, ela será ocupada pelos atletas já convocados na equipe. Para a prova de revezamento, o Mundial 2017 tem uma novidade. A prova era com três atletas nadando junto 5 quilômetros. Podiam ser dois homens e uma mulher, ou vice versa. Agora, a prova segue com os 5 quilômetros, mas quatro atletas, dois homens e duas mulheres, nadam um quarto da prova, ou seja, 1,25 quilômetros e precisam fazer o toque no próximo nadador na prova. Este novo formato deve trazer um pouco mais de emoção na disputa diferente do que era o formato anterior onde era uma briga contra o relógio.

A CBDA publicou uma minuta de calendário das águas abertas que ainda depende de confirmação de algumas etapas. Confira aqui:
calendarioaguasabertas2017

DEIXE UMA RESPOSTA